Aproximando a comunidade da universidade, mostrando que o conhecimento é feito para ser compartilhado, descoberto e vivido por todos.

O “LabGIS vai à Escola!” é uma proposta de projeto de extensão universitária desenvolvida pelo Laboratório de Geoprocessamento para Aplicações Ambientais (LabGIS/FAENG/UFMS), que tem como objetivo aproximar a universidade das escolas, por meio de palestras e ações voltadas à divulgação científica e à valorização do conhecimento produzido na academia. A iniciativa busca tornar a universidade mais acessível e real para os estudantes do ensino médio, estimulando a curiosidade e o interesse pela ciência.

As atividades do projeto envolvem temas diversos, que refletem a amplitude das pesquisas desenvolvidas pelo LabGIS em diferentes áreas do conhecimento — ambientais, jurídicas, da saúde, do ensino, entre outras. Ainda que as geotecnologias e a ciência de dados estejam frequentemente presentes como ferramentas de integração e análise, os temas abordados abrangem desde questões ambientais e de planejamento territorial até aplicações em inteligência artificial, aprendizado de máquina, monitoramento e representação de dados.

A versão piloto da proposta foi realizada em 22 de outubro de 2025, na Escola Estadual Professor Emygdio Campos Widal, em Campo Grande/MS, durante a Semana Tech dos cursos da Formação Profissional em Ciência de Dados (Assistente em Gestão de Dados e Assistente em Big Data). O evento demonstrou grande potencial de impacto: despertou a curiosidade dos estudantes, foi recebido com entusiasmo pela gestão escolar e contou com o comprometimento e a dedicação dos palestrantes envolvidos.
A proposta de implementação do projeto de extensão encontra-se em fase de submissão.

A seguir, apresentam-se os palestrantes participantes da versão piloto, suas formações e seus respectivos temas de palestras:

foto da palestrante Amanda Leticia Abegg da Silveira Da esquerda para a direita: Alisson André Ribeiro, Maria Mariana Rodrigues Costa, Pamella Kenya Marques Barboza, Amanda Letícia Abegg da Silveira, Pedro Ivo Nezzo Calado e Arthur Gabriel Soares Sant Ana. (Fotografia por: Beatriz Siqueira)

Palestrante: Alisson André Ribeiro
(Graduado em Engenharia Ambiental, Mestre e Doutor em Tecnologias Ambientais)
Palestra: “Transformação e Apresentação de Dados Geoespaciais.”

Palestrante: Amanda Letícia Abegg da Silveira
(Graduada em Geografia, Mestre em Recursos Naturais e Doutoranda em Tecnologias Ambientais)
Palestra: “O uso de Machine Learning nas Geociências.”

Palestrante: Arthur Gabriel Soares Sant Ana
(Graduado em Farmácia e Odontologia, Especialista em Auditoria em Saúde, Especialista em Farmacologia Aplicada à Odontologia e Mestrando em Saúde da Família)
Palestra: “O SUS Por Meio Dos Dados: Conhecendo Suas Aplicabilidades Diárias.”

Palestrante: Maria Mariana Rodrigues Costa
(Graduada em Direito e Mestranda em Direitos Humanos)
Palestra: “Entre Dados e Direitos: A LGPD na Era da Ciência de Dados.”

Palestrante: Pamella Kenya Marques Barboza
(Graduanda em Engenharia Ambiental)
Palestra: “Ciência de Dados Aplicada ao Monitoramento de Focos de Calor no Pantanal.”

Palestrante: Pedro Ivo Nezzo Calado
(Graduado em Engenharia Ambiental, Especialista em Engenharia Geotécnica, Mestre em Recursos Naturais e Doutorando em Tecnologias Ambientais)
Palestra: “Os Dados Nos Céus: Aquisição e Processamento Por Meio de Drones.”

Esta proposta piloto de projeto teve como idealizadora e coordenadora das atividades desenvolvidas a pesquisadora Waleria Menezes Barros (Doutoranda em Tecnologias Ambientais, Mestre em Recursos Naturais, Especializada nas áreas de Desastres, Geoprocessamento, Inteligência Artificial e Ciência de Dados, e Tecnologias Para Aprendizagem Ativa, Bacharel em Geografia, e Licenciada em Geografia e Ciência da Computação).

foto de Waleria Menezes Barros

(Fotografia por: Beatriz Siqueira)